CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, REALIZA "DIA D" DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Como parte das ações iniciada em novembro por todo o município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, 30/11, o "dia D" da campanha "NOVEMBRO AZUL".

A ação desenvolvida em alusão à prevenção do câncer de próstata, que acomete homens por todo o mundo, realizou-se na Unidade Básica de Saúde Suzete de Oliveira Borges, bairro Centro, durante toda a manhã desta terça-feira, contou com a presença e participação da Secretária Municipal de Saúde, Lunna Maia, Enfermeira Leonara Monteiro (Coordenadora da UBS Suzete de O. Borges) e demais colaboradores da secretaria de saúde e ubs local.

Na oportunidade, foram realizadas palestras com os profissionais da rede municipal de saúde, médico Dr. Márcio e Dra. Cristiane, Odontóloga. Os presentes durante o evento, além de receber várias orientações sobre os cuidados que devem adotar para evitar o câncer de próstata, câncer de pênis e outras doenças que prejudicam a saúde do homem, receberam atendimentos para fazer a coleta do PSA, verificação de pressão arterial, glicemia e outros cuidados. Foram atendidas 174 pessoas só no evento.

Essa ação do "dia D" representa um momento necessário para envolver ainda mais a sociedade nesse importante trabalho, visto que o câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma, e a campanha orienta as pessoas sobre as formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar precocemente a doença.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARUTAPERA AGORA CONTA COM CARDIOLOGISTA E GINECOLOGISTA

CARUTAPERA AGORA CONTA COM CARDIOLOGISTA E GINECOLOGISTA

Durante esta semana o sistema municipal de saúde de Carutapera passou a oferecer atendimentos específicos como cardiologista e ginecologista.

Os agendamentos devem ser feitos nas unidades de saúde.

Nos dias 17 e 18 de junho, manhã e tarde, tivemos 100 atendimentos para cardiologista e 80 para ginecologista.

O atendimento com essas especialidades é uma grande conquista para a população que há muito tempo precisava.

O governo municipal investe alto em saúde, demonstrando o compromisso em cuidar bem de toda a população.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TESTE RÁPIDO PARA HIV DISPONÍVEL NAS UNIDADES DE SAUDE DE CARUTAPERA

TESTE RÁPIDO PARA HIV DISPONÍVEL NAS UNIDADES DE SAUDE DE CARUTAPERA

A Prefeitura de Carutapera está realizando o Teste Rápido para H.I.V. .nas unidades de saúde do município grátis para todos que precisam.

O precedimento, que tem grande importância para o tratamento, com diagnóstico seguro, é simples, rápido, gratuito e sigiloso.

A prevenção protege sua família e salva vidas.

Faça o teste, se der positivo, inicie imediatamente o tratamento que é oferecido de forma gratuita pelo SUS.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima e faça o teste.

PREVINA-SE, USE CAMISINHA!

#Covid-19 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA TESTAGEM AMPLIADA NAS COMUNIDADES

Com o objetivo de acompanhar a evolução da Covid-19 no município, e assim poder por em prática o planejamento eficaz de prevenção e combate à pandemia, a Prefeitura de Carutapera iniciou em abril, uma campanha de testagem para a Covid-19 na zona rural, para isso, montou uma competente equipe de profissionais de saúde que visitam os povoados, para a aplicação dos testes rápidos.

Além disso, as pessoas são também submetidas a uma rápida entrevista para levantamento de informações referentes a sinais, sintomas e contato com possíveis casos suspeitos.

A triagem e escolha dos pacientes a serem testados, é feito pelo enfermeiro(a) responsável por cada unidade de saúde, através de pesquisa e informação prévia.

A equipe é formada pelo coordenador de assistência farmacêutica, biomédica do Laboratório de Análises Clinicas do Município, um técnico de enfermagem e pelo enfermeiro(a) de cada UBS.

Essas ações irão permanecer durante todo período da pandemia, a definição dos locais a serem visitados segue orientação e cronograma da coordenação do projeto de acordo com a necessidade do local.

As comunidades de São Lourenço, Manaus da beira do Rio e Livramento, foram os locais que já participaram da campanha de testagem

#Covid-19 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGA EM CARUTAPERA MAIS UMA REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

Mais 360 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram neste domingo, 25 de abril, em nosso município.

Dos imunizantes que chegaram, 170 doses da vacina Astrazeneca serão utilizadas como primeira dose. Já as 190 doses da Vacina CORONAVAC, serão utilizados na aplicação como segunda dose.

Observando o cronograma do planejamento municipal de imunização contra a Covid-19.

O material foi entregue pelo Centro Tático Aéreo-CTA, eficiente estratégia de logística de distribuição dos imunizantes contra a Covid-19, do Governo do Estado.

A Prefeitura reitera a importância da manutenção dos cuidados em prevenção ao contágio como o uso obrigatório de máscaras de proteção, distanciamento social e higienização com álcool em gel ou água e sabão.

#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PLANEJA REESTRUTURAR UNIDADES DE SAÚDE

Na manhã do dia 18 de abril, o Prefeito Dr. Airton Marques, visitou as unidades básicas de saúde da sede do município para avaliar as condições estruturais em que se encontram.

Pela inspeção, a conclusão é de que a maioria precisa de transformações para melhorar e adequar o atendimento à saúde da população.

Diante da situação, o Governo Municipal pretende a elaboração de planejamento emergencial para a reestruturação e modernização das unidades.

A gestão também planeja a implantação de um sistema de informatização visando a maior agilidade nos procedimentos.

Além do Prefeito Dr Airton Marques, o técnico de T.I. Cássio Araújo, também esteve nas visitas.

#Covid-19 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE GANHA REFORÇO NO ATENDIMENTO MÉDICO!

Visando ampliar e melhorar o atendimento à saúde da população de Carutapera, o Prefeito Dr. Airton Marques, médico de carreira, retoma atividades da profissão e volta a atender os usuários dos serviços de saúde na UBS Suzete de Oliveira Borges, no centro da cidade.

Com essa atitude, o sistema de saúde do município ganha mais um profissional qualificado no enfrentamento a pandemia da Covid-19.

A Prefeitura segue mantendo esforços no sentido de proteger e cuidar da população com eficiência.

As vacinas, que estão chegando, estão acontecendo gradativamente de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Enquanto a imunização não chega para todos, vamos manter o distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

#Covid-19 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO DE IDOSOS CONTINUA NAS COMUNIDADES!

A Prefeitura de Carutapera intensificou a campanha de vacinação nas comunidades, para idosos acima de 65 anos.

Na última sexta-feira, 26/03 a campanha aconteceu na comunidade de São Lourenço.

29 idosos foram vacinados com a primeira dose e alguns já foram imunizados com a segunda dose.

#Covid-19 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARUTAPERA INTENSIFICA VIGILÂNCIA CONTRA O AVANÇO DA COVID-19

A prefeitura municipal de Carutapera, intensificou as ações de fiscalização e vigilância, aumentando o combate e enfrentamento à Covid-19.

Durante toda a semana, 15 a 20/03, ocorreram barreiras sanitárias em pontos estratégicos da cidade: Rua Firmino Pantoja; Avenida Padre Mário Racca; portos Santo Antônio, Capeta, Mangueira e na Orla.

No domingo, 21/03, houve operação "maré baixa", com a finalidade de evitar aglomerações nos rios e balneários na sede da cidade e povoados.

A Vigilância Sanitária atua incansavelmente com o objetivo de preservar vidas, e conter a o avanço da pandemia, cumprindo os decretos estadual e municipal.

As operações foram realizadas com apoio da Guarda Municipal, Policia Militar, Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Trânsito, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Secretaria de Saúde.

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO DE IDOSOS NAS COMUNIDADES!

VACINAÇÃO DE IDOSOS NAS COMUNIDADES

A Prefeitura de Carutapera realizou campanha de vacinação para idosos acima de 75 anos.

Na sexta-feira, 19/03 a campanha aconteceu nas comunidades de Manaus da Beira e Caranandeua.

Hoje, sábado 20/03, a imunização aconteceu nas comunidades de Livramento e Ilha de Fora. Ao todo, 50 idosos foram vacinados com a primeira dose e alguns já foram imunizados com a segunda dose.

www.carutapera.ma.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 00:58:04