Secretaria de Educação Promove Formação PNAIC 2017/2018

PREFEITURA DE CARUTAPERA PROMOVE FORMAÇÃO DO PNAIC 2017/2018 COM TOTAL APOIO DO GESTOR MUNICIPAL ANDRÉ SANTOS DOURADO E A SRA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO IRANDECY NADJA

No município de Carutapera- Ma, a formação do PNAIC, vem acontecendo desde sua implantação em 2012. Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

No ano de 2018 com a inclusão da Educação Infantil e do PNME (Programa Novo Mais Educação) as formações ganharam uma dimensão maior ainda, atendendo aos professores da Educação Infantil, de 1° ao 3° ano, gestores e supervisores da Rede Municipal de Ensino. Essas formações que vem sendo realizadas têm sido de suma importância para a educação do município. As temáticas abordadas nos encontros favorecem grandes momentos de troca de experiências e enriquecimento no aprendizado para todos os envolvidos.

Temos como Coordenadora Local a professora Ana Cristina Loureiro e como Formadoras Locais as professoras: Anaraci Gatinho, Elenilza Santa Brígida, Lucilene Moraes, Lucielma Soares, Rossele Mourão, Maria Cleonice e Wilma Serejo. Professores que não medem esforços para a concretização dos encontros.

E nos dias 27 e 28 de abril, se concretizou mais uma Formação na Unidade Escolar sonho Dourado, abordando temas relevantes para a caminhada de sucesso dos Professores Alfabetizadores, Supervisores e Gestores do PNME. Dentre as temáticas discutidas a Alfabetização - Linguagens Oral e Escrita na Educação Infantil e   Currículo e a BNCC nos anos de 1° ao 3° e PNME, foram abordados e discutidos com grande satisfação por todos! Durante a formação, os profissionais receberam orientações sobre a intervenção pedagógica, articulação de conhecimentos para consolidar o processo de alfabetização e análise de situações didáticas de intervenção para a efetivação da aprendizagem.

“Alfabetizar é possível quando se acredita no potencial de cada professor. ”